Educar para o trânsito requer muito cuidado, não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outros aspectos sociais, torna-se necessário o envolvimento de toda a sociedade nesse processo de educação. Assim, compreendemos que a família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade. Neste contexto a CFR, vem desenvolvendo esse projeto buscando ampliar os conhecimentos de nossos jovens sobre esse assunto. Segundo a Casa Familiar de Lidianópolis, a escola iniciou mais uma etapa desse processo quando na oportunidade receberam o policial Rodoviário Cabo Alessandro Belônci, para ministrar uma palestra com os jovens da 1ª série do curso Técnico em Agricultura. Esse projeto iniciou em 2013 com os jovens do 2º série e está se estendendo também para novas turmas. “A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito.”informou a direção da Escola.
Percebendo que a realidade atual vem afastando cada vez mais os jovens do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a leitura, e por consequência é evidente as dificuldades como: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares, entre outros. Considerando essa realidade, o Projeto de Leitura e Produção da Casa Familiar, foi elaborado visando oferecer aos jovens da CFR, oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história. O projeto tem como atividades: visitas à biblioteca municipal, leituras de diferentes gêneros e discussões, produção de redações semanais, entre outras atividades. Os jovens demonstraram-se interessados já no começo do trabalho, promovendo à monitora de Língua Portuguesa Flávia Ferres grande motivação e satisfação pelo projeto!
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